Para compreendermos essa pergunta, devemos, primeiramente, entender o que é a ansiedade.
Você sabe o que é e de onde vem a ansiedade?
A ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, ou seja, nascemos com ela. Além disso, pode ser desencadeada em ambientes de pressão, de estresse, e dependendo do nível em que afeta o indivíduo, é considerada normal.
A ansiedade é considerada patológica quando paralisa o indivíduo, quando se torna incontrolável e, como consequência, prejudica o dia a dia. Por isso, é importante o autoconhecimento para promover independência e autonomia emocional.
Perante a OMS (Organização mundial da saúde), o Brasil é o país com maior índice de ansiedade do mundo, equivalente a uma taxa de 10% da população brasileira sendo portadora.
O que é psicoeducação?
A psicoeducação é um instrumento frequentemente utilizado na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), onde se faz presente como uma forte ferramenta no manejo da ansiedade.
Através dela, se propiciou uma maneira de auxílio no tratamento das doenças mentais a partir das mudanças comportamentais, sociais e emocionais cujo trabalho permite a prevenção na saúde. Dessa forma, a psicoterapia iniciou um processo de um caráter também educativo tanto para o paciente quanto para seus cuidadores cujo objetivo é ensiná-los sobre o seu tratamento psicoterápico para que possam ter consciência e preparo para lidar com as mudanças a partir de estratégias de enfrentamento, fortalecimento da comunicação e da adaptação (BHTTACHARJEE et al., 2011).
Essa técnica é capaz de conferir ao paciente recursos internos necessários para um manejo e adaptação à situação-problema existente, alterando pensamentos e, assim, modificando comportamentos. Visa fomentar a análise das consequências de um comportamento, embasado em crenças, valores e sentimentos, bem como a repercussão que o mesmo toma em sua vida, além de promover devida orientação a respeito de tais efeitos.
Em síntese, a psicoeducação cria ao paciente recursos necessários para analisar comportamentos, pensamentos e sentimentos disfuncionais, a fim de os direcionar a um manejo propício à mudança positiva necessária.
Mas como a psicoeducação pode ser aliada no tratamento da ansiedade disfuncional?
Perante a ansiedade, se mostra de fundamental importância no tratamento, por psicoeducar se tratando de um processo de aprendizagem que auxilia o indivíduo a desenvolver pensamentos e comportamentos mais adaptativos sobre as pessoas e o mundo. Isso fornece ao indivíduo recursos necessários para pensar sobre si de uma forma racional, interpretando suas vivências de maneira mais lúcida e condizente com a realidade.
Dessa forma há manejo na ansiedade, onde o paciente é capaz de aceitar, além de ser detentor de ferramentas necessárias para um momento de crise, tomando decisões mais lógicas e racionais.
Cabe destacar alguns métodos abrangidos pela psicoeducação que poderão demonstrar grande efetividade no processo de manejo a uma pessoa ansiosa, já que, acredita-se que crenças e pensamentos automáticos podem ser modificados. Ressalta-se, mini-aulas (explicações e/ou ilustrações acerca da abordagem ou intervenções); sugestão de leituras acerca do problema e seus manejos (visando ampliar a compreensão); exercício sistemático na sessão (possibilitando o paciente a adquirir um modelo-padrão de exercício pelo qual pode utilizar ao longo do processo); RPD- registro de pensamento disfuncional (anotando pensamentos, situações e sentimentos).
Dessa maneira, percebe-se a amplitude fornecida através da psicoeducação, onde é capaz de expandir os enfrentamentos para além das barreiras da ansiedade, propiciando uma melhora significativa no quadro clínico.
Por Amanda Cruvinel
Referências:
BRASIL É O PAÍS COM MAIS CASOS DE ANSIEDADE, DIZ OMS; VEJA SINTOMAS. Ig saúde, 2022. Disponível em: < https://saude.ig.com.br/2022-05- 31/brasil-pais-casos-ansiedade-oms-sintomas.html.amp >.
GUIMARÃES, Ana Margarida Voss, et al. Transtornos de ansiedade: um estudo de prevalência sobre as fobias específicas e a importância da ajuda psicológica. 2015. Disponível em : < file:///C:/Users/Admin/Desktop/2611-Texto% 20do% 20artigo-8228-1-10-20151201.pdf>
Tipos de ansiedade: saiba quais são. 2022. Disponível em: <https://www.clinicasalutecare.com.br/tipos-de-ansiedade-saiba-quais-sao/>
Psicoeducação: o que é? Como é feita?. Disponível em: <https://institutodepsiquiatriapr.com.br/blog/psicoeducacao-o-que-e-como-e-feita/>
REZENDE, Alexandre de. Você sabe o que é Psicoeducação? 2021. Disponível em: <https://www.clinicarezendejf.com.br/voce-sabe-o-que-e-psicoeducacao/>